sábado, 7 de março de 2015

MENSAGEM Nº 9

TEMA: A NOSSA ELEIÇÃO É EM CRISTO

TEXTO: EFÉSIOS 1:4a

“assim como nos escolheu nele, antes da fundação do mundo...”

A carta aos Efésios é considerada a obra prima da literatura cristã, e muitos a colocam em lugar de destaque na literatura universal. Isto é devido à sublimidade que ela atribui à pessoa de Cristo e à excelência da Sua obra redentora. Este aspecto é muito claro na introdução da carta, desde o V.3 até o 14. Mas, para compreendê-lo é necessário considerar o valor que o Pai dá ao Filho Amado, no propósito da salvação do pecador, e também a sujeição do Filho ao propósito do Pai. Vejamos:
1º) Deus nos escolheu “em Cristo” antes da fundação do mundo, isto é, Cristo já estava       
     previsto para isso (cf I Pedro 1:19-20).
2º) Deus nos predestinou para Si mesmo para adoção de filhos “por meio de Jesus Cristo”.
3º) Por Sua graça, Deus nos concedeu redenção “pelo sangue de Cristo e remissão de
     pecados”.
4º) Deus revelou-nos o mistério da Sua vontade, com toda sabedoria e prudência, segundo
     o beneplácito (consentimento) que propusera “em Cristo”.
5º) “Em Cristo” fomos também feitos herança, predestinados para isso, por determinação
      da vontade soberana de Deus.

6º) “Em Cristo” fomos selados com o Santo Espírito da Promessa, para sermos resgatados
      oportunamente.

Tudo isto foi feito “em Cristo e por meio de Cristo”, para louvor da glória e da graça de Deus. Diante de um currículo como este qual é o homem capaz de interpor-se entre Cristo e Deus, e dizer que Deus o escolheu aleatoriamente, no pecador mesmo, antes da fundação do mundo?
O Filho foi feito para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção. E eu, pecador, como fico? Eu fico com o apóstolo Paulo que diz: “... eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum... desventurado homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo”.
Há uma interação tão grande entre o Filho e o Pai que ninguém chega ao Pai, se não por meio do Filho (João 14:6).
O Pai envia o pecador ao Filho para que ele aprenda. Mas o Filho é o próprio Deus ensinando. João 6:45 diz: “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim”.        O Filho ainda afirma: “As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas o Pai que permanece em mim faz as suas obras” (João 14:10) e “...ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).
Em resumo, Jesus é “Emanuel”, que quer dizer “Deus conosco”.
Hoje, a igreja, pelo Espírito Santo, leva ao mundo a palavra de Cristo, para a salvação de todo aquele que crê, a mesma palavra do Pai. E, assim, prossegue o processo de Eleição previsto por Deus, desde antes da fundação do mundo.
Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa (Atos 16:31).