TEMA: COUSAS NOVAS E VELHAS
TEXTO: MATEUS 13:51-52
Ao encerrar o ensino das parábolas que Mateus registra no capítulo 13 do seu
Evangelho, Jesus fez a seguinte pergunta aos discípulos:
“Entendestes todas essas cousas? Responderam-lhe: Sim”.
“Então lhes disse: Por isso todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a
um pai de família que tira do seu depósito cousas novas e cousas velhas”.
A resposta “sim” que Mateus registra como afirmação de todos os discípulos à pergunta de Jesus, reflete firmemente a posição deste apóstolo diante dos ensinos do Mestre a respeito de todas as parábolas.
Judeu de nascimento, criado ouvindo ensinos tradicionais de interpretação da Lei de Moisés, aquele apóstolo ficou tão empolgado com os ensinos de Jesus, que escreveu o seu Evangelho de tal modo, que a igreja primitiva o adotou imediatamente, sem nenhuma restrição. Mas o destaque que ele dá ao Sermão da Montanha e à nova interpretação que Jesus faz da Lei é que vêm mostrar o quanto ele cresceu em relação a tudo o que tinha ouvido e aprendido a respeito do Velho Testamento. Aquela resposta enfática “sim” aplica-se especialmente a ele, cujo depósito foi enriquecido pelo que aprendeu do Mestre.
As cousas velhas do Velho Testamento, com seu verdadeiro significado, podem, agora, ser usadas junto às novidades do Evangelho pregado pelo Senhor Jesus. Por isso, ele, como os demais apóstolos, toraram-se escribas versados no reino dos céus. Portanto, são semelhantes a um pai de família, o qual é Jesus mesmo, que tira do seu depósito cousas novas e cousas velhas.
São estas cousas novas e cousas velhas que estão sendo repassadas para a igreja até hoje, por escribas verdadeiramente versados no reino dos céus. Hoje, como nos dias de Jesus, é necessário expurgar da igreja todas as tradições acumuladas nesses dois mil anos de cristianismo, e não omitir nenhum dos ensinos do Mestre, procedendo da mesma maneira como ele procedeu em relação aos escribas e fariseus e suas tradições.
A ordem é esta: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E Eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”. Amém!