TEMA: O PODER DO EVANGELHO
TEXTO: ROMANOS 1:16
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação
de todo aquele que crê...”
Que tipo de poder é este? É poder espiritual, poder do Espírito Santo. Romanos 1:4 afirma que Jesus foi apontado filho de Deus, poderosamente, segundo o Espírito de Santidade, pela ressurreição dos mortos. Isto significa que Deus ressuscitou Jesus pelo poder do Espírito Santo, para mostrar que Ele é o Seu Filho. Este poder de Deus levou Jesus a sentar-se à Sua direita, nos lugares celestiais, segundo Efésios 1:20-21. Este poder também atua no pecador morto em seus delitos e pecados, de sorte que, pela misericórdia e pelo grande amor com que Deus ama o pecador, Ele lhe dá vida juntamente com Cristo, ressuscita-o juntamente com Cristo e leva-o, salvo, a assentar-se nos lugares celestiais em Cristo.
Tudo é feito por graça, mediante a fé. Paulo resume todo este processo na expressão de Romanos 1:16, dizendo: “...o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê...”.
Há uma diferença gigantesca entre o poder do Evangelho e o poder da dinamite. Enquanto a dinamite age no reino material para a destruição, o Evangelho atua no reino espiritual para a salvação. A dinamite não ajunta escombros para reconstruir um novo edifício para habitação dos homens. Mas o Evangelho toma o homem morto em seus delitos e pecados e cria um novo homem, com um novo coração e um espírito novo, próprio para a obediência e para a habitação de Deus no Espírito.
Nós perguntamos: Qual é o motivo que leva Deus a salvar o pecador? Efésios 4:2 responde: é o grande amor com que Ele nos amou. Amor é o atributo fundamental de Deus. I João 4:8 declara: “Deus é amor”. Este atributo desdobra-se em outros três: graça, bondade e misericórdia. Por Sua graça e bondade, Ele concede vida eterna ao pecador, embora ele não a mereça. Por Sua misericórdia, Ele não dá ao pecador a morte eterna que ele merece. Em outras palavras, o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, Nosso Senhor (Romanos 6:23).
O resumo de tudo isto é: “O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”. Só quem crê desfruta do amor de Deus revelado com poder no Evangelho da nossa salvação.
Portanto o amor de Deus é a dinâmica da nossa salvação.