sábado, 7 de março de 2015

MENSAGEM Nº 18

TEMA: OBEDIÊNCIA E FÉ, O BINÔMIO INSEPARÁVEL.

TEXTO: ROMANOS 1:5

“...por intermédio de quem (Jesus Cristo) viemos a receber graça e apostolado por
amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios”.  

No início da carta aos Romanos, Paulo identifica-se como servo de Jesus Cristo e defende o seu chamado para ser apóstolo, e sua separação para o Evangelho de Deus. Mais adiante, ele esclarece que a finalidade do seu chamamento para o apostolado é produzir obediência por fé entre todos os gentios, isto é, induzi-los e render a obediência a Deus que a fé produz. Há duas cousas implícitas neste processo:
1 – O objetivo do apostolado é levar os homens à obediência a Deus.
2 – A expressão da fé é a obediência.
Há uma conexão lógica e perfeita entre obediência e fé, de modo que ninguém pode ser fiel, isto é, que tem fé, se não for obediente. Na parábola do servo fiel e do servo mau, de Mateus 25:45ss, Jesus chama de fiel aquele servo que obedeceu às Suas ordens, em contraste com o servo mau que lhe desobedeceu.
Saul ouviu a ordem do Senhor, transmitida por Samuel, para ir aos Amalequitas e destruí-los todos, desde o rei até as crianças de peito e todos os seus animais. Ele foi, mas desobedeceu, trazendo o rei vivo e ainda bois e ovelhas sob pretexto de sacrificá-los ao Senhor. Samuel repreendeu-o severamente, dizendo: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar e o atender, melhor do que a gordura de carneiros”. Saul não deu atenção à Palavra do Senhor, o que significa que ele não creu. Por isso, ele foi severamente castigado e veio a perder o reino. Esta história de Saul encontra-se em            I Reis 15.
Quando a fé e a obediência não estão em consonância, acontecem cousas distorcidas: A obediência sem fé é o legalismo, que consiste de um esforço humano para agradar a Deus e alcançar suas bênçãos. A fé sem obediência é cousa de demônio, porque os demônios creem, mas não obedecem (Tiago 2:19). A desobediência junto à falta de fé é desastrosa, como no caso de Saul. Mas, também, existem aqueles que interpretam a fé, como a capacidade de colocar Deus a serviço deles, para lhes conceder o que eles pedem, como se Deus fosse um mordomo fiel a eles. A verdadeira fé diz: “Seja feita a tua vontade”, porque o justo vive pela fé, sejam quais forem as circunstâncias.
Em Filipenses 4:11-12, Paulo testemunha dizendo: “...aprendi a viver contente em toda e qualquer situação...tenho experiência tanto de fartura, como de fome, assim de abundancia, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”.
Este é o servo de Jesus Cristo que recebeu graça e apostolado para levar todos os gentios à obediência a Deus, pela fé.
Diz o hino de louvor: “Crer e observar tudo quanto ordenar. O fiel obedece ao que Cristo mandar”.