sábado, 7 de março de 2015

MENSAGEM Nº 13

TEMA: PRECEITOS PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA

TEXTO: ROMANOS 12:17-18

“Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem a todos os homens. Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.

Tanto na primeira carta aos Coríntios, como na carta aos Romanos, Paulo introduz o tema do “amor” em seguida à questão dos dons espirituais. Se na carta aos Coríntios o amor é apresentado como normativo para o uso dos dons na igreja, na carta aos Romanos o amor abrange a esfera do nosso relacionamento com todos os homens. Neste caso ele é apresentado como o antídoto capaz de vencer todo mal que nos atinge: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”.
A passagem citada do texto de Romanos coloca-nos diante de um preceito, dos mais difíceis para a cristandade, porém é compatível com a Palavra de Cristo e deve ser obedecido por todos os cristãos.
A retribuição de mal por mal é uma atitude proibida radicalmente, como vingança. Só Deus tem o direito de exercê-la. Haverá um dia em que Ele executará juízo sobre todas as injustiças praticadas até pelos ímpios, uns contra outros; é o dia da Sua ira, conforme diz o V.19: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor”.
“Esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens” traduz a ideia de ter como princípio o propósito de fazer cousas boas e honestas, para que todos reconheçam a nossa intenção, e nunca nos julguem como se estivéssemos agindo por paixão, ou por emoção, ou ainda por qualquer outro motivo impróprio de um cristão.
A cláusula “quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”, já previne que nem sempre é possível alcançar esse alvo, porque, às vezes, não depende de nós. Mas da nossa parte, devemos fazer o máximo empenho para preservar a paz e tentar aplacar a cólera e a malícia do adversário. Mas não devemos provocar qualquer questão que venha produzir desavença com qualquer pessoa.
Um pensamento para nortear a nossa boa convivência em relação a outras pessoas é que nós éramos inimigos de Deus e não tínhamos paz. Entretanto foi nesse estado que Ele nos reconciliou consigo (Romanos 5:8,10).
Reconciliados, pois, com Deus mediante a morte do seu Filho, e justificados mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, paz que deve estender-se a todos os homens.