sábado, 7 de março de 2015

MENSAGEM Nº 14

TEMA: UMA LIÇÃO DAS ESCRITURAS

TEXTO: ROMANOS 15:4

“Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que
pela paciência e pela consolação das Escrituras tenhamos esperança”.

Esta passagem está inserida num contexto em que o apóstolo Paulo fala da consideração que os fortes na fé devem ter pelos fracos na fé, acolhendo-os com paciência e abnegação, e também cooperando para o crescimento espiritual deles.
Fortes na fé são aqueles que têm a mente livre de dúvidas, confusão e preconceitos, porque compreendem melhor a doutrina e a vida cristã. Entre estes havia muitos gentios convertidos na igreja primitiva. Fracos na fé são aqueles que ainda não estão bem fundamentados na fé, e não tem uma visão clara e ampla da liberdade cristã. Por isso, estes permanecem presos a preceitos e costumes adquiridos no passado. Entre estes estavam muitos judeus cristãos.
A questão gira em torno de comer carne ou legumes, beber vinho ou não, guardar dias ou não, ou fazer qualquer cousa que venha escandalizar os fracos na fé.
Neste contexto Paulo cita a profecia do Salmo 69:9 que diz: “As injúrias dos que te ultrajavam, caíram sobre mim”. Com isto, ele quer mostrar que Cristo não se agradou de Si mesmo, mas suportou as injúrias. As Escrituras estão-nos ensinando que não devemos agradar-nos a nós mesmos, mas devemos acolher-nos uns aos outros, especialmente aos mais fracos na fé, usando de tolerância inteligente, para promover a nossa edificação mútua em amor.
Assim, a questão de ser vegetariano ou não, de guardar dias ou não, deve ser analisada com critério, para se chegar a uma opinião bem definida (14:1-5). Todavia, os princípios da tolerância e da solidariedade prevalecem no reino de Deus (14:15-17, 21). Toda a nossa vida e até a nossa morte devem ser devotadas ao Senhor, norma que deve ser observada em cada ato que praticamos (14:6-8).
A passagem citada deixa clara a importância do estudo das Escrituras, isto é, de tudo o que outrora foi escrito, a fim de que pelo seu conhecimento tenhamos paciência, encorajamento (consolação) e esperança na vida cristã.
Quando alguém quiser avaliar o seu relacionamento com Deus, deve estudar o relacionamento da nação de Israel com Ele, no Velho Testamento, e comparar-se com a nação de Israel. Então, verá quanto ensinamento há nas Escrituras.
Tudo seja feito para a glória de Deus e do Senhor Jesus Cristo.
E o Deus da esperança nos encha de toda alegria e paz, no nosso crer, para que
sejamos ricos de esperança, no poder do Espírito Santo (15:13).