segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

VINDE A MIM

                                                         VINDE A MIM
                                                      MATEUS 11:28-30

V.28 –Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos
          aliviarei.
V.29 – Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e
          humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
V.30 – Porque o meu jugo é suave e o meu farda é leve.

Este convite de Jesus, registrado apenas por Mateus, fala da “vida sob a graça”, em contraste com a vida sob o “jugo da Lei”, que denuncia o costume dos fariseus colocarem pesados fardos sobre os ombros dos homens, representados pela complicada interpretação tradicional da Lei, com seus inúmeros preceitos criados pelos homens (cf 24:3).
“Jugo da Lei” é uma expressão rabínica recorrente do judaísmo, que significa submissão a Lei e o propósito de assumir a responsabilidade de cumpri-la (cf Atos 15:10). Jesus prometeu aliviar esse tipo de carga para todos os que quiserem seguí-lO, substituindo-o pelo Seu jugo que é suave, e pelo Seu fardo que é leve. Tudo isso está relacionado com o aprender d’Ele, tomando-O como modelo de vida: Ele é manso e humilde de coração. O Seu jugo não consiste de obediência a leis exteriores, mas de lealdade interior à Sua Pessoa, enquanto Ele capacita o discípulo a agir com alegria e espontaneidade por amor (João 14:23). Portanto, quando existe tal relacionamento entre o discípulo e o Mestre, o jugo torna-se suave e o fardo, leve.
Enfim, o desejo de Cristo é que seus discípulos sigam a sua própria vida e, assim, o manual de conduta não será um código de leis e de regras, mas o exemplo do próprio Mestre. Por isso, Ele diz: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas”.
Descanso, no V.29, não é ficar livre de trabalho, nem de perseguição, ou de quaisquer outras dificuldades que possam ocorrer na vida cristã, mas é “alívio”, palavra que corresponde ao verbo “aliviar” do V.28.