terça-feira, 13 de janeiro de 2015

UM TREINAMENTO DOS DISCÍPULOS

                                       UM TREINAMENTO DOS DISCÍPULOS
                                                        MATEUS 9:35-38

V.35 – E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas,
            pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e
            enfermidades.
V.36 – Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e
            exaustas como ovelhas que não têm pastor.
V.37 – E então se dirigiu a seus discípulos: A seara na verdade é grande, mas os
            trabalhadores são poucos.
V.38 – Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua
            seara.

Levando consigo os discípulos, Jesus faz uma excursão pela Galiléia, exercendo o Seu ministério de ensino nas sinagogas, anunciando o Evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.
Durante esse percurso Jesus viu as multidões necessitadas de orientação espiritual, dentro de um amplo território geográfico com era a Palestina, cheio de líderes religiosos que não lhes davam assistência. A visão que Jesus passa para os discípulos é a de uma grande seara, pronta para ser ceifada. Esta tarefa era para os discípulos. Aquelas ovelhas, expressão aplicada na Bíblia ao povo de Deus, estava aflita e sem ajuda, totalmente abandonada como ovelhas que não têm pastor (Números 27:16-17).
A religiosidade era a característica dominante da sociedade daquela época. Em Jerusalém, o Templo estava sempre superlotado de romeiros. Lá havia muitas sinagogas como também em todas as cidades do interior. Só de fariseus, saduceus e seus sacerdotes, essênios e líderes de outras seitas havia cerca de trinta mil. Todos esses personagens e outros guias religiosos faziam da religião um grande comércio, enquanto o povo ficava esquecido, oprimido e sem a ajuda espiritual necessária. A entrada dos discípulos nesse meio para dar a verdadeira orientação espiritual dependia de muita oração e da providência de Deus de mandar obreiros para a Sua seara, pois os discípulos, naquela época, ainda eram muito poucos.
Depois disso, Jesus passou a enviar os doze apóstolos de dois em dois, para um treinamento mais objetivo e específico, como é relatado em           10:1, 5-12.

OBS.   Sobre falsos guias religiosos veja Atos 5:36-37; 8:9-11; 13:6-12; 20:29-30; II Pedro 2:1-3; Judas 4.