JESUS RETIRA-SE PARA ALÉM DO JORDÃO
JOÃO 10:40-42 (Mateus 19:1-2; Marcos 10:1)
V.40 – Novamente se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João
batizava no princípio e ali permaneceu.
V.41 – E iam muitos ter com ele e diziam: realmente João não fez nenhum sinal,
porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade.
V.42 – E muitos ali creram nele.
Este parágrafo final marca a conclusão, não somente do capítulo 10 deste Evangelho, mas de toda a sessão que abrange os capítulos 5 a 10. A estas alturas do ministério de Jesus, a resistência acumulada dos judeus tinha atingido o ponto máximo, e Jesus deixou Jerusalém e retirou-se para o outro lado do Jordão, para o lugar onde Ele provavelmente fora batizado por João Batista (cf 1:28; 3:26). Ele permaneceu ali provavelmente durante o período de inverno, entre a Festa da Dedicação (dezembro) e a Páscoa em março/abril (cp 10:22 e 11:53-55).
Em contraste com a resistência obstinada dos judeus de Jerusalém, Jesus encontrou, além do Jordão, muitos que vieram ter com Ele e creram n’Ele. Eram prováveis seguidores de João Batista, que souberam que Ele foi para lá e testemunharam que, embora o profeta não fizesse milagres, tudo o que ele disse a respeito de Jesus era verdade. Eles eram pessoas simples mas tinham uma fé genuína e creram n’Ele.
Depois de ter-se livrado das mãos de seus inimigos em Jerusalém, Jesus retirou-se para a região rural e só voltou para o clima tenso daquela cidade, para entregar a Sua vida pelos Seus. Os dois próximos capítulos do Evangelho de João esclarecem este último passo de Jesus. As passagens paralelas de Mateus e Marcos informam que Jesus continuava sendo seguido pelas multidões, e prosseguia no seu ministério de ensino e de curas, atendendo as necessidades do povo, enquanto via que a Sua hora se aproximava rapidamente. Faltavam menos de 4 meses para que Ele enfrentasse a morte por nossa causa.