O REGRESSO DOS SETENTA
Lucas 10:17-20
V.17 –Então regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os
próprios demônios se nos submetem pelo teu nome!
V.18 – Mas ele lhes disse: Eu via a Satanás caindo do céu como um relâmpago.
V.19 – Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre
todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano.
V.20 – Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e,
sim, porque os vossos nomes estão arrolados nos céus.
O número relativamente grande de discípulos enviados nessa segunda campanha missionária faz pensar que eles não tenham regressado ao mesmo tempo. Deste modo, o V.17 deve refletir o consenso entre eles, que Lucas apurou quando fez a pesquisa para escrever o seu Evangelho (cf 1:1-4). Eles estavam transbordantes de alegria, porque os demônios ouviam a voz de comando em nome de Jesus e se submetiam a eles. Evidentemente isto acontecia porque eles estavam debaixo da autoridade do Senhor. Alguns argumentam que, ao ser comissionados, eles não receberam autoridade para expelir demônios, ao contrário dos doze que o receberam (cf 9:1). Mas isto devia fazer parte da ordem para curar enfermos (cf 10:9). Embora isto lhes causasse surpresa, devemos considerar o caso de um homem desconhecido, que também expulsava demônios em nome de Jesus (cf 9:49-50).
O V.18 é de difícil interpretação, mas sugere que a missão dos setenta, com a autoridade de Jesus para submeter os demônios e pregar o reino é uma figura da derrota instantânea de Satanás, que acontecerá como o cintilar de um relâmpago de tão curta duração. A passagem é uma referencia a Isaías 14:13.
Nos Vs. 19 e 20 Jesus aponta quantos privilégios Ele concedeu e concede aos seus enviados para anunciarem a chegada do reino. Não obstante Ele encerra Seus ensinos, dizendo que eles precisavam aprender a colocar as cousas em seus devidos lugares, e entender o que é mais importante. Acima da alegria de ver os espíritos submissos a eles, está o fato de seus nomes estarem inscritos nos céus.