terça-feira, 13 de janeiro de 2015

JESUS EM GENESARÉ

                                                              JESUS EM GENESARÉ
                                         MARCOS 6:53-56     (Mateus 14:34-36)

V.53 – Estando já na outra banda, chegaram a terra em Genesaré, onde
            aportaram.
V.54 – Saindo eles do barco, logo o povo reconheceu Jesus;
V.55 – e, percorrendo toda aquela região, traziam em leitos os enfermos, para
           onde ouviam que ele estava.
V.56 – Onde quer que ele entrasse nas aldeias, cidades ou campos, punham os
           enfermos nas praças, rogando-lhe que os deixasse tocar ao menos na
           orla da sua veste; e quantos a tocavam saíam curados.

Após o milagre da multiplicação dos pães, Jesus ordenou que os discípulos tomassem o barco e passassem para o outro lado, a Betsaida (6:45). Conquanto esta cidade ficasse na margem oriental do Mar da Galiléia, o barco, agora, aportou no lado ocidental, na terra de Genesaré, provavelmente porque o vento mudou a rota prevista. Esta região ficava entre Cafarnaum ao norte, e Tiberíades, ao sul.
O povo reconheceu Jesus e, segundo Mateus, mandaram avisar a toda a circunvizinhança, e trouxeram-lhe os seus enfermos para serem curados (Mateus 14:35). Marcos relata que Ele percorreu a vizinhança e, onde quer que ele passasse pelas aldeias ou pelos campos o povo expunha os doentes para serem curado por Ele. O curioso nesta narrativa é que pediam a Jesus que os deixasse tocar na orla da Sua veste, e os que tocavam eram curados. É como a mulher enferma que foi curada em Cafarnaum (6:24b-34). 
Não consta que Jesus tivesse pregado ou ensinado nesta ocasião. Mas, quando atendia às necessidades físicas daqueles necessitados, Ele estava mostrando em termos práticos e concretos o que Deus faz pelo povo. Não consta também que o povo buscasse Jesus para alcançar maior conhecimento de Deus, tendo em vista a salvação. A passagem ilustra bem o caso de pessoas que querem aproveitar-se dos benefícios que Cristo pode oferecer, mas não querem assumir compromisso com Ele. Isto é ingratidão!