terça-feira, 13 de janeiro de 2015

JESUS CURA MUITOS ENFERMOS JUNTO AO MAR DA GALILÉIA

             JESUS CURA MUITOS ENFERMOS JUNTO AO MAR DA GALILÉIA
                                                     MATEUS 15:29-31

V.29 – Partindo Jesus dali, foi para junto do mar da Galiléia; e, subindo ao
            monte, assentou-se ali.
V.30 – E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados,
            cegos, mudos e outros muitos, e os largaram junto aos pés de Jesus;
            e ele os curou.
V.31 – De modo que o povo se maravilhou ao ver que os mudos falavam, os
            aleijados recobravam saúde, os coxos andavam e os cegos viam. Então
            glorificavam ao Deus de Israel.

O período de tempo que Jesus saiu de Tiro e voltou ao Mar da Galiléia, passando por Sidom em território fenício, embora não tenha sido precisado nos Evangelhos, deve ter durado o suficiente para permitir que Ele desse muitas instruções aos discípulos em particular, que não foram registradas. A passagem de Mateus que estamos estudando é exclusiva desse Evangelho e, embora não tenha as características de Marcos 7:31-37 que acabamos de estudar, aconteceu nesse período de tempo, logo que Ele chegou de novo ao Mar da Galiléia. A posição desta passagem de Mateus está bem dentro do contexto geral dos capítulos 15 e 16 deste Evangelho e também de Marcos capítulos 7 e 8.
A notícia da Sua chegada à praia oriental, ao sul do lago, deve ter-se espalhado rapidamente e atraiu para lá muita gente da grande região de Decápolis, que, naquela época, era a tetrarquia governada por Herodes Felipe, meio-irmão do outro Herodes Felipe que fora casado com Herodias, a qual passou a ser, posteriormente, esposa de Herodes Antipas (cf Marcos 6:17).
Jesus, subindo à montanha, assentou-se ali e muitas multidões vieram a Ele, trazendo enfermos de todo tipo, para serem curados. O povo simplesmente depositava os doentes aos Seus pés e Ele os curou. Dois fatos podem justificar o assédio de tanta gente, em busca de Jesus. Um é a cura do surdo e gago de Marcos 7:31-37. Outro é o testemunho do ex-endemoninhado geraseno de Marcos 5:18-20. É importante lembrar que durante o Seu ministério, o Senhor sempre esteve atento às necessidades físicas, materiais e espirituais dos seres humanos.
Embora Mateus não dê nenhum detalhe das curas ali realizadas, como Marcos faz na cura daquele surdo e gago, o V.31 dá passagem de Mateus mostra a mesma reação do povo, que Marcos descreve em 7:37. Mateus mostra também que os fatos aconteceram em território de gentios, quando diz que o povo glorificava o Deus de Israel. Assim, este milagre é mais uma exceção de que, Jesus veio para as ovelhas perdidas de Israel.