sexta-feira, 6 de março de 2015

MENSAGEM Nº 67

A verdadeira vida
                                                             Lucas 12: 15
V.15 - Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

Nesta passagem, Jesus esta ensinando que a vida é mais do que a existência física. Mais do que a satisfação dos prazeres sensuais, a vida é caráter, é aquilo que resta ao ser humano diante de Deus, quando ele é despojado de todos os seus bens materiais. A vida é existência intensiva, e não extensiva.
Nós podemos ser ricos de cultura e de conhecimento técnico e cientifico, para facilitar a nossa vida pratica secular, mas o importante é ter o conhecimento de Deus, para ajustar o nosso caráter aos Seus padrões. Jesus disse: “sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5: 48).
Uma alma em busca de fortuna, para satisfazer seus anseios, não sabe que está ressecada e não suporta o fogo da adversidade. Mas a alma cuja esperança está em Cristo é viçosa e supera as maiores dificuldade, porque o justo vive pela fé (Romanos 1: 17b).
Aos seis anos de idade John Wesley foi salvo de um terrível incêndio em sua casa, do qual parecia ser impossível ele escapar. Quando seu pai recebeu o menino, resgatado pela ajuda de vizinhos, ele concitou o povo na rua, que assistia àquela tragédia, a orar dizendo: “Vamos dar graças a Deus, porque eu sou um homem rico, pela vida do meu filho. A casa pode queimar, não me faz falta”. Esta sua atitude mostra uma vida na dependência de Deus, e não de bens materiais.
Jesus ensinou estas verdades a certa altura do Seu ministério da Pereia, quando um homem, do meio da multidão, lhe pediu que mandasse seu irmão repartir com ele a herança. Então ele preveniu o povo para não se deixar levar pela cobiça de bens materiais, porque a verdadeira vida não está nas cousas exteriores, mas no correto relacionamento com Deus (cf. Lucas 12: 21).
Então surge a pergunta: “Um rico não pode entrar no reino de Deus?” Resposta de Jesus: “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus” (Lucas 18: 25). Mas, “o impossível aos homens é possível a Deus”, prosseguiu o Mestre (Lucas 18: 27). Deus pode levar o rico a compreender como ser rico, e como usar as suas riquezas no reino, de acordo com o propósito divino da salvação dos pecadores. É nesse propósito que muitos ricos do reino usaram, e outros devem usar as suas riquezas matérias, para fazer amigos no reino espiritual.
A riqueza de Abraão não prejudicava o seu relacionamento com Deus. Mas ele tinha uma pendência com o Senhor. Ele idolatrava Isaque, o filho amado, filho único, filho da promessa. Quando Deus o conscientizou disso, Abraão concordou em entrega-lo em holocausto. Mas o Senhor Se agradou disso, e não lho permitiu (Genesis 22: 1-17). O resultado é que, Este que está ensinando estas cousas agora, veio na descendência de Isaque, para abençoar todos os povos com a salvação.
O Senhor é bom e a sua misericórdia dura para sempre!