sexta-feira, 6 de março de 2015

MENSAGEM Nº 58

Os Benefícios das Provações
                                        Tiago 1:2-4
V.2 - Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,
V.3 - sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.
V.4 - Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Tiago dá inicio a este assunto com a advertência de que, na vida cristã, devemos passar por várias provações, isto é, por aquelas situações difíceis de resolver, como crises de família, de saúde, de emprego, crises financeiras ou de relacionamento em geral. Mas também podem ser aqueles momentos em que somos convidados a abandonar a fé e a pecar. Todas essas situações nada mais são do que testes que precisamos enfrentar, para demonstrar a nossa capacidade de resistir e superar: oportunidades para nos conhecermos a nós mesmos.
Mas Tiago nos consola dizendo que as provações não devem ser consideradas motivo de tristeza ou de desespero e, sim, de alegria, por causa dos benefícios que elas produzem. A fé confirmada na provação leva o crente a ser mais resistente, de modo a vencer as próximas provas, até alcançar o louvor, honra e glória, na revelação de Jesus Cristo (I Pedro 1:6-8; cf. Tiago 1:12).
Tiago esclarece que não é Deus quem nos põe em provação, ou diante da possibilidade de pecar. “Provação” e “tentação” são conceitos que têm raiz na mesma palavra grega, “Peirasmos”, e no verbo “peirazö”, que significa provar ou tentar (cp. V.2 e V.13).
O que acontece neste mundo perverso é que ninguém está livre de provações, nem justos, nem injustos (Salmos 34:19) mas Deus livra os justos e faz com que elas tragam proveito para eles (Romanos 8:28). Dizer que Deus nos põe à prova, para Ele nos conhecer, é errado. Ele nos conhece totalmente, antes da nossa existência (Salmos 139:1-4, 16). Ele mandou provações sobre o rei Ezequias, para que ele mesmo conhecesse tudo o que estava no seu coração (II Crônicas 32:31).
Outro benefício que recebemos, quando vencemos as provações, é a perseverança, isto é, a persistência na vida cristã. Ela aumenta cada vez mais e alcança todas as áreas da nossa vida, tornando-se o elemento propulsor que nos anima a progredir, até nos tornarmos perfeitos, isto é, maduros para o trabalho de Deus; e íntegros, isto é, capacitados em todos os aspectos, para vencer as provações.
Jesus adverte: “É na vossa perseverança que ganhareis as vossas almas” (Mateus 24:12-13).