TEMA: A GRAÇA EDUCADORA DE DEUS
TEXTO: TITO 2:11-12
V.11: Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
V.12: educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no
presente século, sensata, justa e piedosamente.
Este é um trecho da carta de Paulo a Tito, homem responsável e grande cooperador do apóstolo, no seu ministério. Depois de instruir aquele homem de Deus a respeito das cousas que convêm à sã doutrina, ele passa a instruí-lo sobre essa doutrina, propriamente dita.
É evidente que este doutrinamento deve ser aplicado à igreja, uma vez que Tito foi deixado em Creta para por em ordem todas as cousas concernentes àquela comunidade. O assunto em questão é a educação da igreja, onde o elemento propulsor é a graça de Deus.
Pelo que se extrai do contexto sobre a sociedade cretense e a sua influencia sobre a vida da igreja, era necessária uma atuação enérgica para corrigir a conduta de muitos, descritos como contraditores, insubordinados, falsos mestres, enganadores cobiçosos de dinheiro, pessoas reprovadas para toda boa obra.
Para isso havia de manifestar-se a graça de Deus, salvando, mas também educando, para pôr em evidência a doutrina do Deus Salvador.
O verbo traduzido por “educar”, “paideuö”, no Grego, tem o sentido mais enfático de “disciplinar” usando exortação, repreensão e correção. Educar é a técnica de treinar na obediência, como se deve fazer com as crianças, desde bem cedo.
Na verdade, não é possível ao homem abandonar a velha vida que ignora a vontade de Deus, que se inclina para as paixões mundanas e aos prazeres da carne, e tornar-se uma pessoa sensata, que ame a justiça, acate a vontade de Deus e se devote a Ele.
Somente a graça de Deus pode fazer isso, mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, através da pregação da Palavra de Cristo (Tito 3:4-6).
Este é o dever de que Tito fora encarregado. E não somente dele, mas de todos quantos estão na mesma posição que ele.
Que Deus nos ajude nesse ministério!