TEMA: JOÃO MARCOS E SEU EVANGELHO
João Marcos ou simplesmente Marcos, conheceu Jesus ainda muito jovem. Era primo de Barnabé (Colossenses 4:10). A casa de seus pais era ponto de reunião de discípulos de Jesus em Jerusalém (Atos 12:12). Provavelmente é o jovem mencionado em Marcos 14:51-52. Mais tarde acompanhou o apóstolo Pedro durante o seu ministério em Roma (I Pedro 5:13). Ele é o repórter que registrou as atividades do apóstolo na capital do império. O seu Evangelho, segundo informações históricas da igreja primitiva, foi composto a pedido da igreja de Roma que, prevendo a morte do apóstolo (II Pedro 1:14), desejava ter um relato por escrito da obra de nosso Senhor Jesus Cristo.
Neste Evangelho Jesus é apresentado como o Servo de Deus a serviço dos homens. Serviço que abrange o Seu Ministério de ensino, curas e autoridade sobre demônios, e representa o máximo da revelação de Deus à humanidade, incluindo também o Seu sacrifício para a remissão de pecados. Marcos escreveu este Evangelho em estilo de reportagem jornalística, enfatizando a dinâmica do Filho de Deus, que se mostrou ágil e incansável na realização da Sua obra. Isto é bem ao gosto dos romanos, que valorizavam os cidadãos de rápida decisão e grande expediente. Mas também fica patente o conflito progressivo entre Ele e os Seus opositores, representados pelas autoridades judaicas, pelos escribas e fariseus, o que acabou levando-o à morte na cruz.
Embora Marcos não tenha como objetivo provar que Jesus Cristo é o Filho de Deus, esta verdade acaba tornando-se evidente pelos milagres relatados, que mostram o Seu poder sobre várias áreas como a natureza, doenças, Sua autoridade sobre espírito de demônios e o Seu poder de penetração na mente humana. O mais importante de tudo para mostrar a Sua natureza divina é o poder da Sua Palavra, capaz de transformar vidas e levar almas à paz com Deus e à salvação eterna.
Depois de expulsar uma legião de demônios daquele endemoninhado geraseno (Marcos 5:1-20), Lucas relata em 8:35-36: “Então saiu o povo para ver o que se passara, e foram ter com Jesus. De fato encontraram o homem de quem saíram os demônios, vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus; e ficaram dominados de terror. E algumas pessoas que tinham presenciado os fatos contaram-lhes também como fora salvo o endemoninhado”.
Jesus é realmente Maravilhoso!