quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

JESUS VOLTA PARA NAZARÉ DA GALILÉIA

JESUS VOLTA PARA NAZARÉ DA GALILÉIA
 JOÃO 4:43-45

V.43 – Passado dois dias, partiu dali para a Galiléia.
V.44 – Porque o mesmo Jesus testemunhou que um profeta não tem honras na
            sua própria terra.
V.45 – Assim, quando chegou à Galiléia, os galileus o receberam porque viram
            todas as cousas que ele fizera em Jerusalém, por ocasião da festa, à
            qual eles também tinham comparecido.

Depois de dois dias que permaneceu entre os samaritanos, Jesus partiu para a Galiléia, onde foi bem recebido pelo povo que tinha visto o que Ele fizera em Jerusalém, durante a festa da Páscoa. Isto contribuiu para que Ele se animasse e alcançasse bom desempenho, contando com o favor do povo na próxima etapa do Seu trabalho, o chamado “Ano do Favor e Público”, que foi a primeira parte do Seu grande Ministério da Galiléia.
O verso 44 traz uma informação que parece não caber no contexto. É que Jesus testemunhou dizendo que “um profeto não tem honras na sua própria terra”. Se analisarmos bem esta afirmação, veremos que Ele não foi muito bem recebido na Judéia. Sua atuação na purificação do Templo foi questionada (João 2:20 ). O próprio Nicodemos no capítulo 3, versos 4, 9 e 10 relutou contra a idéia do Novo Nascimento, conceito este de longo tempo conhecido dos judeus e até mesmo das religiões de mistérios.
 Jesus não se deixou levar pela reação aparentemente positiva daqueles que viram as Suas obras em Jerusalém (João 2:23-25). O Seu Ministério na Judéia foi visto sob um prisma de disputa (João 3:25-26)  Os Fariseus já estavam cientes do crescimento da Sua popularidade e prontos para iniciar uma perseguição (João 4:1). Ora, Jesus era judeu, nascido em Belém da Judéia, descendente de Davi, no entanto não foi bem recebido entre Seus conterrâneos, cumprindo o que está escrito em João 1:11 que diz: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam”. Entretanto Ele foi muito bem recebido em Samaria e agora também na Galiléia, confirmando o que disseram os samaritanos: “...este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.
A Galiléia era vista por muitos judeus como um território alheio à Terra Santa, terra dos gentios, que foi subjugada e reintegrada pela força ao território judeu, havia relativamente pouco tempo, (103 A.C.). Por isso a sua população era considerada estrangeira pelos judeus que a condenavam por ignorar a Lei. Entretanto, a chegada de Jesus àquela região cumpriu a profecia de Isaías 9:1-2. Esta era a região escolhida por Deus para o Seu Filho iniciar o Grande Ministério de pregação, de curas e de luta contra Satanás e seus demônios, introduzindo o Reino de Deus(Mateus 12:28).