sábado, 25 de abril de 2015

AS BODAS DE CANÁ

                                                     AS BODAS DE CANÁ
                                                             JOÃO 2:1-12

V. 1 – Três dias depois, houve um casamento em Cana da Galiléia, achando-se
            ali a mãe de Jesus.
V. 2 – Jesus também foi convidado, com os Seus discípulos, para o casamento.
V. 3 – Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais
            vinho
 V. 4 – Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é                      
            chegada a minha hora.
V. 5 – Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser.
V. 6 - Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para                          
           as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.
V.7 - Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram
           totalmente.
V.8 – Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o
           fizeram.
V.9 – Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não
           sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam
           tirado a água), chamou o noivo
V.10– e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já
           beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom
           vinho até agora.
V.11- Com este, deu Jesus princípio a Seus sinais em Caná da Galiléia;
           manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
V.12- Depois disto, desceu ele para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e
           seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

Chagando na Galiléia, Jesus foi convidado com os Seus discípulos para um casamento em Caná, provavelmente de algum parente, porque a Sua mãe já se encontrava lá, talvez até ajudando a preparar a festa que durava de uma a duas semanas.
Nessa ocasião Ele realizou o Seu primeiro e famoso milagre, transformando a água em vinho. Algumas deduções podemos fazer deste milagre:
Sua mãe lhe comunicou que havia acabado o vinho. Certamente ela acreditava que Ele podia fazer alguma cousa a esse respeito, para manifestar a Sua glória. Mas, pensando no propósito para o qual Ele fora enviado por Deus, respondeu que a Sua hora ainda não havia chegado. Ele se referia ao momento da Sua morte na cruz. Tão cedo no seu ministério, Ele já estava motivado pelo objetivo final, o sacrifício necessário para a salvação do pecador. Daí, a resposta que deu a Sua mãe: “Mulher, que tenho eu contigo?”. Em outras palavras Ele estava dizendo que este assunto tinha a ver com Ele e o Pai. Por isso Ele a chama de “mulher”, aliás, com todo respeito, e não, “mãe”. Assim Ele faz alusão à Sua origem e natureza celestiais (Mateus 12:45-50).
Lá, havia seis talhas de duas ou três metretas cada uma. Considerando a capacidade total dessas vasilhas, calcula-se que elas comportavam mais de 550 litros. Era vinho pra muita gente. Sem colocar a mão em nenhuma delas, para não ser interpretado como manipulador, Jesus ordenou que se enchessem de água as talhas, depois, simplesmente ordenou aos serventes que eles mesmo tirassem um pouco do conteúdo e levassem ao mestre-sala para provar. Sem saber a procedência do vinho, ele o aprovou como verdadeiro e ainda melhor do que o que fora servido anteriormente.
A presença de Jesus nesse casamento vem prestigiar e confirmar esta instituição divina, tão importante para a sociedade, enquanto o mundo a despreza ecorrompe. Foi dentro da família que o Filho de Deus fez a sua primeira apresentação pública e seu primeiro milagre, mostrando o seu poder de transformação. Assim como Ele é capaz de transformar um produto da terra como a água em vinho de boa qualidade, assim também Ele pode transformar o homem terreno em homem celestial criado por Ele (1° Coríntios 15:45-49).
João chama esse milagre de sinal, palavra que ele escolheu, porque além de manifestar o maravilhoso poder de Jesus, também revela quem Ele é. De fato, depois deste “sinal”, os seus discípulos creram n’Ele.
Depois destes acontecimentos, Jesus desceu para Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos e ficaram ali não muitos dias.