sábado, 13 de abril de 2013

O E V A N G E L H O D E M A R C O S


 

 

 

O    E V A N G E L H O    D E    M A R C O S
 
C O M E N T Á R I O S    DE

 

 R I O L A N D O    C A R L O S    D E    B A R R O S

 
                                                        P R Ó L O G O

 Este é um estudo do ministério de Jesus, de acôrdo com o Evangelho de Marcos.

Por “Ministério de Jesus” segundo os Evangelhos, entendemos a vida de serviço que ele viveu aqui na Terra, como ser humano, servo de Deus entre os homens, conforme o relato desses livros do Novo Testamento, cumprindo a missão que recebeu de Deus de ensinar, curar, expelir demônios, ressuscitar mortos e de salvar o pecador por meio da sua morte na cruz. E o Evangelho de Marcos focaliza Jesus exatamente como o Servo profetizado por Isaias, que cumpriu perfeitamente o seu ministério.

Há alguns fatos históricos relativos a este livro que convém sejam conhecidos antes do seu estudo.

Marcos, o segundo Evangelho do cânon do Novo Testamento, foi escrito um pouco antes dos Evangelhos de  Mateus e de Lucas, vindo a servir de apôio para a composição destes dois últimos, sendo que os três têm a mesma visão conjunta do ministério de Cristo e por isso são chamados “Sinóticos”. Seu autor foi o discípulo chamado João Marcos (Atos 12:12; I Pedro 5:13) que o escreveu na década de 60, antes do ano 65 DC, a pedido da igreja de Roma, que desejava ter um registro da vida e obra de Jesus.

O conteúdo deste Evangelho é resultado dos apontamentos feitos por João Marcos das pregações de Pedro, o apóstolo mais íntimo do Senhor, uma das testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre eles foi levado às alturas.

A visão que Pedro transmite do Mestre conforme se depreende dos escritos de Marcos é que Jesus é o Servo do Senhor profetizado nas Escrituras, agora servindo entre os homens. Ele enfatiza especialmente a dinâmica do Servo e a sua capacidade de realização. Por isso este Evangelho bem pode ser chamado “O Evangelho do Servo do Senhor”. Por esta razão, e por ser de todos o mais breve, ele é o mais indicado para um primeiro estudo do ministério de Jesus, apresentando-o aos que não o conhecem, aumentando o amor dos discípulos pelo Mestre, melhorando os seus conhecimentos, acrescendo-lhes a fé e a conseqüente capacidade de obediência.

Agora passaremos a comentar este Evangelho versículo por versículo ou por blocos de versículos, seguindo o texto da Edição Revista e Atualizada no Brasil da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

 

NOTA DO AUTOR:

 

O presente trabalho teve início em 1979, como requisito da cadeira de Exegese no Texto Grego do Novo Testamento sob direção do Prof. Dr. Russell P. Shedd da Faculdade de Teologia Batista de Perdizes, São Paulo. Posteriormente, em 1993, foi ampliado e adaptado para palestras radiofônicas na Rádio Difusora de Londrina. Atualmente, em 2004, foi revisto e colocado em forma de comentário.