TEMA: O NOVO HOMEM CRIADO POR DEUS
TEXTO: EFÉSIOS 2:10
“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”.
O homem criado em Cristo Jesus é feito por Deus de modo diferente do homem da primeira criação. I Coríntios 15:45-49 mostra esta diferença do seguinte modo:
1 – Adão era alma vivente (um ser com vida)
2 – Cristo é espírito vivificante (espírito que produz vida)
3 – O primeiro, Adão, não é espiritual e sim, o natural.
4 – O primeiro é da terra, mas o segundo, Cristo, é do céu.
5 – Os homens terrenos são todos como o primeiro homem terreno que é Adão
6 – Os homens celestiais são como o homem celestial que é Cristo
7 - Nós trazíamos a imagem do homem terreno, mas agora devemos trazer a
imagem do celestial, que é a imagem de Cristo
Deus atribui grande valor ao homem redimido pela fé em Cristo. Tiago atesta que “segundo o seu querer Ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas” ( Tiago 1:18 ). Para Deus, a igreja, constituída de seres humanos redimidos por Cristo conforme o seu Eterno Propósito , é mais importante do que todo o restante da Sua obra criada. Somente Cristo, que é a Cabeça, é mais importante do que a igreja. Tudo o mais está abaixo dos seus pés, de acordo com Efésios 1:22-23. Em ordem de importância temos: Cristo, a cabeça; depois, a igreja, o seu corpo; e por último o restante da obra criada, que fica abaixo dos pés deste corpo.
Quando o verso 10 de Efésios 2 diz que somos criados em Cristo Jesus para boas obras, não significa somente que somos capazes de realizá-las. Significa também que agora elas estão inseparavelmente ligadas à nossa nova vida. De modo que não as fazemos por constrangimento, nem por presunção e, muito menos, para ser salvos, mas porque elas fazem parte da nossa nova natureza espiritual. São obras planejadas de antemão por Deus para que as praticássemos. São obras de evangelismo, obras devocionais, testemunho de vida seja na igreja ou na sociedade. Afinal são as obras do bem, a expressão da vida de Cristo em nós, como atesta o apóstolo Paulo em Gálatas 2:20 “... já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim...”. Assim somos capacitados para satisfazer todas as santas exigências do Divino e Eterno Propósito de salvação. Tudo isto devemos a Cristo Jesus porque, mediante a sua morte e ressurreição, somos novas criaturas, criados n`Ele para boas obras. E n`Ele devemos permanecer para dar muito fruto; para a glória de Deus.
Amém!