TEMA: OS RICOS DE LUCAS 6
TEXTO: LUCAS 6:24-26
Quando o Evangelho de Lucas trata das bem-aventuranças no capítulo 6:20-22, elas são dirigidas aos pobres, aos que têm fome, aos que choram e aos perseguidos por causa do Filho do homem. Todos esses personagens são os mesmos referidos nas bem-aventuranças de Mateus capítulo 5. Mas Lucas faz um severo contraste entre eles e os ricos, conforme vemos abaixo:
V.24 – Mas ai de vós, os ricos! porque tendes a vossa consolação.
V.25 – Ai de vós os que estais agora fartos! porque vireis a ter fome.
Ai de vós os que agora rides! porque haveis de lamentar e chorar.
V.26 – Ai de vós, quando todos vos louvarem! porque assim procederam seus
pais com os falsos profetas.
Os ricos desse parágrafo são postos em contraste com os pobres do parágrafo anterior, porque os ricos deste mundo já recebem a sua consolação (Lucas 16:25); pois eles não têm fome, passam a vida rindo e procuram o louvor dos falsos profetas. Estes ricos estão condenados por causa da sua atitude contra os homens e contra Deus. Tiago 2:6 confirma: “Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem, e não são eles que vos arrastam para tribunais? Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?” O perfil desses ricos é traçado em Tiago 5:1-6.
Ser pobre não é requisito para entrar no reino de Deus. O importante é ser rico em fé. Ser rico não é impedimento para entrar no reino. O importante é ser humilde de espírito (Lucas 18:24-27).
Existem muitos ricos no reino dos céus. Isto pode ser comprovado pelas Escrituras, pela história da igreja e também na atualidade, quando muitos deles estão cooperando no Evangelho de várias maneiras e em muitas partes do mundo. Mas eles são humildes de espírito e estão cumprindo a Palavra de Cristo neste sentido, que diz: “... para Deus tudo é possível”. Amém!