terça-feira, 16 de abril de 2013

12 PEDRAS E MAIS 12 PEDRAS


                     12 PEDRAS E MAIS 12 PEDRAS


                           LEIA JOSUÉ, CAPÍTULOS 3 e 4


            Antes de atravessar o rio Jordão para entrar na Terra Prometida, 12 homens israelitas, um de cada tribo recebeu de Josué a ordem de tomar 12 pedras para erigir um monumento memorial no meio do rio, exatamente no local onde pararam os sacerdotes com a arca. Outras 12 pedras foram tomadas do local onde pararam os sacerdotes com a arca e foram levadas ao alojamento em que haviam de passar aquela noite, no outro lado do rio.                                                              

           O livro de Josué traz um paralelo muito claro entre a entrada e a tomada da terra pelos israelitas e a entrada e a tomada da vida cristã pelo crente. Depois de vagar pelo deserto durante quarenta anos, sofrendo, sem rumo definido e tentado a voltar para o Egito, o povo agora se encontrava diante da terra que devia possuir. Mas para isto era necessário uma decisão firme, uma resolução inabalável de ir em frente e jamais voltar para o Egito, a terra da escravidão, do pecado. Cerca de quarenta anos antes, o povo retrocedeu por acreditar no relatório pessimista dos espias que foram espionar a terra (Números 13:1-14:23). Depois da intervenção milagrosa de Deus, abrindo a passagem pelo rio Jordão, o que faltava agora era apenas marchar adiante. Esta decisão difícil e importante é representada pelas 12 pedras grandes e pesadas que foram tomadas do lado de lá do Jordão e foram empilhadas no meio do rio, onde eram vistas no meio das águas, ainda quando foi escrito o verso 9 do capítulo 4 do livro de Josué.

           Quando o Espírito Santo de Deus convence o pecador do  pecado, da justiça e do juízo (João 16:8), então está aberto o caminho para a entrada e a posse da vida cristã. É aí que o pecador deve tomar a decisão de uma vez por todas. Esta decisão não tem reedição, acontece uma vez só e definitivamente, quando ele se batiza, como está escrito em 1ºCoríntios 6:11 “Mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus e no Espírito do nosso Deus”.                                              

As outras 12 pedras, as menores, que foram levadas do meio do Jordão para o alojamento onde haviam de pernoitar (Josué 4:3,8) representam o descanso a que Josué os conduziu com respeito à posse da terra (Josué 21:43-45). Já para os crentes que tomaram posse da vida cristã o repouso é em Cristo, que é o descanso definitivo para nós (Hebreus 4:8-10).

A propósito, convém notar o paralelo entre 1º Coríntios 6:11 e          Atos 2:38. Depois de concluído o sermão de Pedro em Pentecostes, registrado em Atos 2:14-36, o povo constrangido perguntou o que era necessário fazer diante da sua conivência com a morte do Messias. A resposta de Pedro foi: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão de pecados e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Eles já estavam em processo de arrependimento depois de ouvir a Palavra e crer quem Jesus era. Isto significa que Deus já estava providenciando o milagre da abertura das águas do Jordão que os impedia de entrar na vida cristã e de tomar posse dela. Era hora de tomar a firme decisão de se batizarem, confirmando o que Paulo descreve dizendo: “vos lavastes”, no 1º aoristo médio, significando uma ação por decisão pessoal (1º Coríntios 6:11). E Pedro continua: “para remissão dos vossos pecados”. Paulo confirma: “fostes justificados”, no 1º aoristo passivo, o que quer dizer que a justificação vem de Deus. E por fim Pedro afirma: “recebereis o dom do Espírito Santo”. Paulo confirma dizendo: “fostes santificados”, no 1º auristo passivo, isto é, quem santifica é Deus.

Em resumo, são três atos instantâneos descritos pelo tempo verbal “aoristo” da língua grega, em que concorrem uma decisão humana e a ação de Deus perdoando e santificando o pecador que se arrepende e se batiza.

 OBS: Paulo hesitou em decidir-se. Foi preciso Ananias encorajá-lo dizendo: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (Atos 22:16). Já o eunuco etíope decidiu-se prontamente e disse a Felipe: “Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?” (Atos 8:36).